City Tour: Conhecendo a história e cultura de Maceió

FAÇA SUA RESERVA

*Parcele em até 6x sem juros

Melhor Preço Garantido

558515 266930756724205 1620360509 n

Foto: Facebook Museu Théo Brandão

História

O nome Maceió vem do Tupi, os índios que viviam na região chamavam o lugar de “MAÇAYÓ” ou “MAÇAI-O-K”, que significa “O QUE TAPA O ALAGADIÇO”. O lugar era abundante em beleza e águas que formavam um espetáculo da natureza. Quando os portugueses chegaram, traduziram o nome para Maceió.

A cidade teve sua origem em um antigo engenho de açúcar, seu desenvolvimento teve início com a chegada dos navios, que atracavam no porto de Jaraguá, o mesmo porto foi utilizado para exportação de açúcar, madeira, coco, couro e mais algumas especiarias.

Com o crescimento, em 1815, o povoado do engenho tornou-se Vila e devido a prosperidade do lugar, em 1839 Maceió passou a ser cidade e capital de Alagoas.
Cultura

A cultura de Maceió, passada de geração a geração inclui o famoso folclore, com grandes nomes e folguedos conhecidos em todo o Brasil.

O Museu Théo Brandão, considerado a maior referência da Cultura Popular Alagoana, reúne fotografias, folhetos de cordel e livros que contam a história da cidade. É um lugar que você não pode deixar de conhecer durante sua visita a Maceió.

A Catedral Metropolitana de Maceió também é um lugar histórico que você não pode deixar de conhecer. Ela apresenta características neoclássicas e modernas e quem é apaixonado por arquitetura vai se encantar.

A cultura de Maceió também é enriquecida pelo artesanato. Os principais materiais utilizados para os trabalhos feitos a mão são: a palha, a renda, o couro, a madeira e a cerâmica. No Núcleo Artesanal do Pontal da Barra, as rendeiras apresentam trabalhos incríveis. A Feirinha de Artesanato da Pajuçara, o Mercado do Artesanato, na Levada, o Pavilhão do Artesanato da Pajuçara, o Centro de Artesanato Jaraguá também são espaços enriquecidos pelo artesanato local

Não deixe de visitar e conhecer o admirável trabalho dos artesãos locais.

Artistas locais sempre nos contam muito sobre a história da cidade que estamos visitando. Através de seus trabalhos, contam com delicadeza o que foi passado de geração a geração e, assim, vamos nos tornando mais próximos do local que estamos conhecendo.

Ao visitar Maceió, é indispensável viajar na história da cidade, os pontos turísticos e artesãos te ajudarão a entrar em um livro real onde o personagem principal da história será você!

Conheça mais sobre seu Hotel em Maceió

Talvez você goste:

Depoimentos

tripadvisor selo 2022

Escolha a linguagem do Web Check-in

Choose Web Check-in Language

Até 15% OFF

Cadastre seu email e receba seu
cupom promocinal.

* Consulte as condições em nossa central de reservas.
* Promoção sujeita a alteração e disponibilidade.

Políticas de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com nossa política de privacidade.