Você já ouviu falar no Bordado Filé? O Bordado Filé é um trabalho artesanal típico e tradicional de Alagoas, é, antes de tudo, uma tradição passada de geração a geração e as artesãs que produzem essa arte são chamadas ”filezeiras”.
O Bordado Filé combina pontos do bordado que fazem do filé, um bordado único. Sua característica é o colorido intenso e chamativo. Esse bordado é construído a partir de uma rede chamada malha, com espaçamento pequeno que serve de suporte para o bordado.
O trabalho é realizado em duas etapas e através de agulhas em madeira e molde de bambu para tecer os produtos. Um bom bordado filé é aquele que apresenta uma peça cujo bordado é cheio, rico, intenso e colorido, trabalhado numa malha de pequeno espaçamento, que varia de oito milímetros a um centímetro e meio.
Existe em Alagoas o Instituto Bordado Filé, que levou o bordado a um crescimento tão grande que hoje participa de rodadas de negócios, possui clientes fixos dentro e fora do Estado e recebe muitas encomendas todos os meses. Hoje, o filé se transformou em algo maior do que apenas uma imagem de artefato popular ou de um produto comercial. Ele é uma marca alagoana e sua expansão têm grande importância tanto cultural, quanto econômica.
O que significa filé? O nome filé vem do francês “filet” que quer dizer rede. Esse artesanato consiste em um bordado sobre uma rede de fios. E você sabe qual é a diferença entre o Bordado Filé e o bordado convencional? Vamos lá, agora você vai saber.
Bordado é todo o trabalho exercido por meio de uma agulha sobre qualquer tipo de suporte pré-existente. Os tipos de suporte podem variar de acordo com o resultado que se deseja obter. O suporte mais comum a ser utilizado é o tecido. Esse é o bordado comum.
No Bordado Filé, a execução do trabalho é realizada sobre uma superfície de fios tramados, não sobre um tecido já constituído. Portanto, há a necessidade da execução de dois processos para a produção do filé: primeiro é realizada a confecção de uma rede ou malha com fio de algodão de espaçamento pequeno. Após a confecção da rede, ela é esticada num tear de madeira e se inicia o bordado das linhas monocromáticas ou com combinações de tons e cores diversas que darão forma ao filé.
Se você vem à Maceió, precisa conhecer o trabalho dessas filezeiras cheias de talento. Além de conhecer um lindo trabalho artesanal, conhecerá mais sobre a cultura alagoana, afinal, o Bordado Filé faz parte das nossas raízes.
Se o trabalho te encantou, você também pode aprender a fazer o filé clicando aqui. É claro que o Bordado Filé consiste na tradição e no aperfeiçoamento ensinado entre gerações, mas um pouquinho de esforço e talento no trabalho manual podem te ajudar a chegar lá!